Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

quarta-feira, 30 de abril de 2025 às 15:44

Convenio SEAP\Câmara proporciona economia e ação social com produção de móveis para atender ao Legislativo

A Câmara Municipal de Timon recebeu, nesta segunda-feira (29), novos móveis — cadeiras e mesas — projetados e confeccionados por detentos do sistema prisional do Maranhão, por meio de convênio com a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (SEAP). Todos os móveis foram adaptados para atender às necessidades dos gabinetes e demais dependências da Câmara, proporcionando mais conforto e comodidade ao público que busca atendimento no legislativo.

Por meio da parceria com a SEAP, a Câmara adquiriu 12 longarinas com três assentos cada, 10 cadeiras fixas estofadas, 8 mesas de escritório e mesas de informática. Todo o material será distribuído entre os gabinetes e os setores responsáveis pelo atendimento à população.

Segundo o presidente da Câmara, Uilma Resende, a iniciativa alia economia de recursos públicos a um importante investimento social. “Ao adquirir esse mobiliário por meio da SEAP, além de economizarmos, contribuímos para a reintegração social de detentos, que têm suas penas reduzidas ao participarem de atividades laborais como essa”, destacou.

PF deflagra Operação Carga Segura contra roubo de encomendas dos Correios no MA e PI

Mandados foram cumpridos em Caxias/MA e Teresina/PI e grupo é investigado por roubo armado de carga e venda de celulares a lojistas da região

A Polícia Federal deflagrou nessa manhã (30/4) a Operação Carga Segura com a finalidade de investigar crimes de roubo a caminhão que transportava encomendas dos Correiose posterior venda de celulares que foram roubados da carga. O assalto a mão armada aconteceu na BR-316, entre as cidades de Caxias/MA e Codó/MA Timon/MA, e teve participação de pelo menos 5 suspeitos.

Foram cumpridos 4 mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina/PI e Caxias/MA e 1 mandado de prisão preventiva na cidade de Caxias/MA. 

A investigação levou à identificação de membros do grupo criminoso que praticou o roubo e posteriormente venderam os celulares roubados para terceiros, dentre eles, lojistas que expuseram os aparelhos à venda nas cidades de Caxias/MA e Teresina/PI.  

A operação contou com a participação policiais federais dos estados do Piauí e Maranhão e apura a prática dos crimes de associação criminosa armada, roubo mediante concurso de pessoas e com emprego de arma fogo peculato, e receptação qualificada. As informações são da PF.

terça-feira, 29 de abril de 2025 às 17:41

Timon sedia 1ª Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Região de Saúde

Na manhã desta terça-feira (29), a Prefeitura de Timon participou da 1ª Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Região de Saúde de Timon, evento que corresponde à Etapa Regional da 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Maranhão, que é organizada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). A atividade foi realizada no auditório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com o tema central: “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”.

A conferência reuniu representantes dos municípios da região de saúde com o objetivo de discutir políticas públicas voltadas à promoção da saúde e valorização dos trabalhadores e trabalhadoras em diversos setores. Ao longo do encontro, foram debatidas temáticas como: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; novas relações de trabalho e seus impactos na saúde dos trabalhadores; participação popular no controle social da saúde do trabalhador.

Além das discussões temáticas, a conferência também elegeu a delegação regional que representará a região de Timon na etapa estadual do evento. A conferência engloba os conselhos municipais de saúde de Timon, Parnarama, Matões e São Francisco do Maranhão.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde de Timon e diretora administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, Kamila Santana, comentou a importância do evento no município. “A primeira conferência tem o objetivo coletivo de discutirmos para melhorar as condições dos trabalhadores da saúde e de todas as categorias. É fundamental que eles tenham voz. Hoje, após a pandemia, temos profissionais formais e informais que muitas vezes acreditam que não têm direitos, mas têm, sim”, frisou.

A agente comunitária de saúde e vice-presidente do Conselho do Trabalhador, Marisa Souza, também ressaltou o papel da conferência na valorização dos profissionais. “É de grande relevância a união dos quatro municípios da região de Timon na valorização não só do trabalhador da saúde, mas também do usuário do SUS. Quando falamos em saúde do trabalhador, falamos do lavrador, do psicólogo, do enfermeiro, do médico, dos agentes comunitários e de todos que fazem o SUS. Eu também sou usuária, também faço parte do SUS e necessito dele. Esta conferência é um espaço de valorização para todos nós”, falou.

A 1ª Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Saúde de Timon foi um espaço de escuta, troca de experiências e valorização das pessoas que fazem parte do sistema de saúde, que cuidam da população e que também precisam ser cuidados. Um momento para reconhecer que a saúde no trabalho é um direito de todos. Foto: Prefeitura de Timon (Leonardo Rocha/SECOM)

Câmara de Timon promove reunião com secretários para fortalecer diálogo entre os poderes

Na manhã desta terça-feira, 29, a Câmara Municipal de Timon realizou uma importante reunião com secretários municipais, membros da diretoria da Casa Legislativa e o presidente da Câmara, vereador Uilma Resende. O encontro teve como objetivo principal estreitar o diálogo entre os Poderes Legislativo e Executivo, promovendo maior entendimento e cooperação institucional.

Durante a reunião, foram apresentados e discutidos os principais aspectos do processo legislativo, incluindo suas etapas, regras e procedimentos que orientam a elaboração e aprovação de leis e demais atos normativos. A iniciativa buscou fortalecer a comunicação entre os poderes e otimizar a tramitação de projetos e ações que impactam diretamente a vida da população timonense.

A atividade reforça o compromisso da Câmara Municipal com a transparência, o diálogo e a eficiência na condução dos trabalhos legislativos, sempre em benefício da cidade de Timon.

"Foi com grande satisfação que participamos, neste dia, de um encontro tão especial com os gestores da Prefeitura Municipal de Timon, juntamente com o Poder Legislativo, representado pela presidente Uilma Rezende. A presidente gentilmente abriu as portas desta Casa para compartilhar informações relevantes sobre os processos legislativos, contribuindo significativamente para o fortalecimento da integração entre o Legislativo e todas as secretarias. Esse conhecimento certamente facilitará o dia a dia das ações conjuntas entre os poderes. Agradecemos imensamente pelo apoio e pela valiosa oportunidade de aprendizado proporcionada neste encontro", definiu o Superintendente de Iluminação Pública Dalmo Diego sobre o encontro.

Embora não tenha podido comparecer presencialmente por conta de outro compromisso, o presidente Uilma Resende destacou a relevância do encontro. Em sua fala, ele ressaltou o caráter didático da reunião, que visa proporcionar aos secretários e assessores – diretos e indiretos da gestão do prefeito Rafael Brito – um melhor entendimento sobre os trâmites legislativos. Segundo Uilma, o principal objetivo é dar celeridade e fluidez às demandas da população que chegam às secretarias e precisam passar pela apreciação do Legislativo.

O presidente agradeceu a presença de todos e reafirmou que a Câmara Municipal está sempre à disposição para tratar de temas que contribuam para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida em Timon.

Abril Azul: CRAS da Vila João Reis realiza palestra sobre empatia e direitos dos autistas

Em alusão ao Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o CRAS da Vila João Reis promoveu, nessa segunda-feira (28) uma palestra sobre inclusão, respeito e acolhimento às pessoas autistas.

Durante a abertura do encontro, a coordenadora do CRAS, Maria de Jesus, falou sobre o objetivo da ação e a importância de ampliar o diálogo sobre o autismo na comunidade.

“Estamos aqui no CRAS da Vila João Reis falando um pouco sobre a importância do autismo. Nesse mês de abril, onde a gente trata sobre a conscientização do autismo, é fundamental reforçarmos os direitos, a empatia e o acolhimento com os autistas”, destacou.

Maria da Penha, vice-presidente do Projeto Flores Azuis, compartilhou sua experiência com o autismo e falou sobre a importância de ações como essa.

“A partir do momento que nós temos encontros como esse, no intuito de conscientizar as pessoas a respeitar, a ter empatia sobre a condição dos nossos filhos, eu vejo isso com muita alegria. Porque mostra que essa luta que nós galgamos todos os dias, durante todo o ano, está tendo uma repercussão positiva. Para que pessoas que não convivem diretamente com os nossos filhos possam entender, aceitar e respeitar a existência deles”, pontuou.

A atividade reuniu famílias atendidas pelo CRAS em um momento de diálogo aberto e fortalecimento da convivência pautada no respeito e na inclusão. Fotos: Prefeitura de Timon (AsCom/SEMDES)

Prefeitura de Timon realiza 1º Encontro de Cuidadores Escolares com foco na educação inclusiva

A Prefeitura Municipal de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realiza nesta terça-feira (29) o 1º Encontro de Cuidadores Escolares. A iniciativa é uma continuidade das ações do 1º Fórum de Educação Inclusiva, realizado no último dia 26 de abril, com o tema: “Formação gera empatia, empatia gera respeito”. A ação acontece no Centro de Treinamento Wall Ferraz.

O encontro pretende ampliar os conhecimentos desses profissionais, reforçando a importância de compreender as diferenças entre deficiência e transtornos, além de orientar sobre o papel do cuidador no processo de inclusão escolar.

Durante a programação, são abordados aspectos essenciais da atuação dos cuidadores no ambiente escolar, especialmente no acolhimento e acompanhamento de estudantes da educação especial (pessoas com deficiência, transtornos e, em alguns casos, comorbidades associadas). O encontro também busca orientar os profissionais recém-contratados, garantindo que compreendam suas funções junto aos alunos, às famílias e à equipe escolar.

A formadora Maria Raimunda, que atua com professores do 6º ao 9º ano no atendimento a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacou a importância da iniciativa. “Esse momento que nós estamos vivenciando nesse auditório, é com os cuidadores dessas crianças que são da rede municipal de ensino. E ele é riquíssimo, porque esse público lida diretamente com esses alunos e, por extensão, com suas famílias. Nós agradecemos imensamente à prefeitura por esse olhar sensível, por esse momento que vai levar aos nossos alunos a inclusão, que é a palavra de ordem, que é o momento em que essa conscientização se torna mais evidente, sendo mais clara, para que o cuidador saiba, de fato, qual é o seu papel, o que ele tem que fazer”, afirmou.

A ação reforça o compromisso com a Educação Inclusiva, pautada na formação continuada e na valorização dos profissionais da educação do município. Fotos: Prefeitura de Timon (Leonardo Rocha/SECOM)

FICCO/PI deflagra Operação Arcano e cumpre 16 mandados de prisão

A facção é investigada por tráfico de drogas e organização criminosa

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado – FICCO/PI  deflagrou, nesta terça-feira (29/4), a Operação Arcano, com o objetivo de combater facção criminosa envolvida com o tráfico de drogas em diversos estados do Brasil.

Estão sendo cumpridos 24 mandados judiciais, sendo 16 de prisão temporária e 8 de busca e apreensão nas cidades piauienses de Parnaíba, Teresina, Picos, São João do Piauí e Ipiranga. Todas as ordens judiciais foram expedidas pela Central de Inquéritos de Parnaíba.

A análise de material apreendido na Operação Nota Final, deflagrada em novembro de 2024 pela FICCO/PI, revelou informações detalhadas sobre núcleos organizados e estratégias internas da facção, resultando na identificação de outros integrantes do grupo criminoso com forte atuação no tráfico interestadual de drogas.

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Piauí - FICCO/PI, é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal, e se baseia no modelo cooperativo, no qual trabalham de forma integrada vários profissionais que compõem mais de um órgão do Sistema Único de Segurança Pública – SUSP.

Denúncias sobre atuação de facções criminosas, foragidos da Justiça, tráfico de drogas e outros crimes podem ser encaminhadas, de forma anônima, ao endereço eletrônico: bit.ly/denunciapcphb. As informações são da PF.

segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 20:09

Câmara de Timon promove encontro com secretários municipais e assessores da gestão Rafael Brito

A Câmara Municipal de Timon realiza, nesta terça-feira (29), a partir das 8h30, no Plenário José Ribamar Elouf, um encontro com os secretários e assessores da gestão municipal. O tema central será o Processo Legislativo: as etapas e regras que orientam a elaboração e aprovação de leis e outros atos normativos. Esta será a primeira vez que o Legislativo municipal reúne, de forma oficial, assessores diretos e indiretos do Executivo, fortalecendo ainda mais a relação de harmonia entre os dois poderes.

Segundo o presidente da Mesa Diretora, vereador Uilma Resende, o objetivo principal do encontro é proporcionar aos secretários e seus assessores uma melhor compreensão sobre o funcionamento do processo legislativo. A reunião também visa aprimorar a comunicação entre os poderes, agilizar trâmites e garantir a eficiência nas relações institucionais.

SEAP entrega móveis à Câmara

Ainda no mesmo dia, a partir das 16h, a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Maranhão (SEAP) realizará a entrega de móveis adquiridos pela Câmara Municipal de Timon, por meio de convênio de cooperação firmado entre as duas instituições.

A aquisição dos móveis representa, além de um importante ganho econômico para a Casa Legislativa, a promoção da inclusão social dos internos do sistema prisional. A produção foi realizada nas oficinas laborativas da SEAP, empregando mão de obra carcerária custodiada pela Secretaria, garantindo que as demandas de bens e serviços da Câmara sejam atendidas com eficiência e responsabilidade social.

(Assessoria)

Secretário Caio Galvão se reúne com a imprensa para fortalecer estratégias de informação

O secretário municipal de Comunicação de Timon, Caio Galvão, realizou nesta segunda-feira (28) uma reunião especial com a imprensa local. O encontro teve como principal objetivo aproximar ainda mais os profissionais de comunicação da gestão municipal.

Caio Galvão destacou a importância da imprensa para o fortalecimento da transparência e da disseminação correta das ações da Prefeitura. "Queremos conhecer melhor cada um dos profissionais, entender suas formas de trabalho e, assim, construir uma comunicação mais eficiente e conectada com a população", ressaltou o secretário.

O momento também serviu para alinhar estratégias, ouvir sugestões e estreitar os laços entre os blogueiros, jornalistas e a equipe da Secretaria de Comunicação. A iniciativa foi bem recebida pelos participantes, que reforçaram o compromisso de levar informação de qualidade aos timonenses.

Esta é a primeira reunião com uma parte da imprensa local. O secretário de comunicação irá realizar outros encontros com os blogueiros e jornalistas para uma melhor comunicação.

(Foto: Prefeitura de Timon (Leonardo Rocha/SECOM)

Mais um projeto de sucesso da WJ Energia Solar

Na WJ Energia Solar, cada projeto é uma oportunidade de transformar a relação das pessoas com a energia — e hoje temos o prazer de compartilhar mais uma conquista.

Acabamos de concluir a instalação de 27 módulos solares Bi-Faciais de 610W, utilizando apenas materiais de altíssima qualidade, que garantem performance excepcional e durabilidade a longo prazo.

Nosso cliente, Luiz Neto, agora poderá desfrutar dos benefícios da energia solar renovável com uma previsão de economia anual de aproximadamente R$ 9.000,00 em sua conta de eletricidade.

Além da eficiência energética, cuidamos para que a instalação mantivesse a estética da construção, respeitando a beleza impressionante da obra. Resultado: sustentabilidade e sofisticação lado a lado!

Quer fazer parte dessa revolução solar?

Entre em contato agora e comece a aproveitar os benefícios da energia solar. 📞 Contate-nos: (86) 98846-2727 ou Clique aqui [ CONTATO ] e agende uma visita.

domingo, 27 de abril de 2025 às 10:54

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Dos 252 cardeais, 149 foram nomeados por Francisco

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta que é realizada na Capela Sistina, no Vaticano, de onde é lançada a fumaça branca quando o novo pontífice é escolhido.

Com a morte do papa Francisco, na última segunda-feira (21), os 252 cardeais do Colégio Cardinalício terão a missão de eleger o novo líder da Igreja Católica.

Após os rituais do velório e sepultamento do papa, o Vaticano passa por um período de luto de nove dias, quando convoca o Colégio Cardinalício. Os cardeais ficam instalados na Casa Santa Marta. É o mesmo local onde Jorge Mario Bergoglio decidiu viver, ao renunciar ao apartamento papal no Palácio Apostólico.

Antes da votação propriamente, ocorrem as reuniões gerais em que todos os cardeais participam e discutem os problemas da igreja e do mundo atual. A partir dali, começa-se a delinear perfis que possam assumir o papel de bispo de Roma, de papa.

Para a segunda parte, a votação na Capela Sistina, participam apenas os cardeais com menos de 80 anos. O número máximo de cardeais eleitores é estabelecido em 120, embora atualmente haja 135 com direito a voto - e, como no passado, podem ser concedidas exceções. Normalmente, o novo papa é escolhido entre cardeais que estão na capela, mas nada impede que alguém que está fora seja eleito.

No dia do conclave, da votação a portas fechadas, os cardeais dirigem-se à Basílica de São Pedro para a missa presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, que atualmente é o italiano Giovanni Battista Re. Em seguida, eles seguem em procissão para a Capela Sistina, preparada com bancos para as votações e o fogareiro onde serão queimadas as cédulas e anotações. Nesse momento, é proibido o uso de dispositivos eletrônicos ou qualquer contato com o exterior.

Se a eleição começar no período da tarde, o primeiro dia terá apenas um processo de votação. Já os seguintes terão até quatro votações, sendo duas de manhã e duas a tarde. O conclave mais longo da história demorou 33 meses, quase três anos, para eleger Beato Gregório X como papa, em 1271.

Cada cardeal escreve o nome do escolhido em um papel retangular e deposita em uma urna. Após a sessão, dois apuradores abrem os papéis e leem silenciosamente os nomes, enquanto um terceiro os pronuncia em voz alta. As cédulas são furadas, amarradas umas às outras e queimadas no fogareiro.

Se ninguém atinge a maioria qualificada de pelo menos dois terços dos votos, é adicionada uma substância que tinge a fumaça de preto. Caso haja um eleito, o decano pergunta se ele aceita o cargo e qual o nome escolhido para exercer o pontificado. Francisco foi o nome escolhido por Jorge Mario Bergoglio para seu pontificado, em referência a São Francisco de Assis.

Caso o cardeal escolhido aceite o cargo, as cédulas são queimadas com um aditivo branco, mostrando ao mundo que um novo papa foi eleito. Na sequência, há o anúncio com a famosa frase habemus papam - temos papa - na Basílica de São Pedro. Por fim, o papa aparece para dar sua primeira bênção.

Brasileiros

O Colégio Cardinalício é quem assiste o carmelengo (administrador da Santa Sé) na organização do conclave para escolha do novo papa. O atual carmelengo, o irlandês Kevin Farrell, é quem anunciou a morte do papa Francisco e atuará como chefe de Estado do Vaticano no período que vai dos funerais até o anúncio de quem será o novo papa. Esse período é chamado de Sé Vacante, quando a Igreja está sem seu líder.

O Brasil tem oito cardeais que integram o Colégio Cardinalício, cinco nomeados pelo Papa Francisco e três pelo papa anterior, Bento XVI. Apenas um deles não é votante, que é dom Raymundo Damasceno Assis, atual arcebispo emérito de Aparecida (SP), que tem 87 anos. Dom Damasceno foi nomeado por Bento XVI e participou do conclave que escolheu o papa Francisco, em 2013.

Os outros sete cardeais brasileiros, que votam, são:

● João Braz de Aviz, 77 anos, arcebispo emérito de Brasília.

● Odilo Scherer, 75 anos, arcebispo de São Paulo.

● Leonardo Ulrich Steiner, 74 anos, arcebispo de Manaus.

● Orani Tempesta, 74 anos, arcebispo do Rio de Janeiro.

● Sérgio da Rocha, 65 anos, arcebispo de Salvador, primaz do Brasil por conduzir a arquidiocese mais antiga do país.

● Jaime Spengler, 64 anos, arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

● Paulo Cezar Costa, 57 anos, arcebispo de Brasília.

Na segunda-feira, em entrevista coletiva em Brasília, dom Raymundo Damasceno destacou que a escolha do novo papa é uma escolha de fé, por um perfil adequado, e não política. Não há candidaturas e nem campanhas, segundo ele.

“É uma obra de Deus, é uma ação do Espírito Santo, sem dúvida nenhuma”, disse. “Conclave é um tempo de silêncio, um tempo de oração, de ponderação, para que a pessoa vote segundo a sua consciência, naquilo que ele julgar o mais adequado nesse momento para a igreja”, acrescentou.

O arcebispo emérito lembrou que 80% dos cardeais do colégio eleitoral foram criados pelo papa Francisco, que, ao longo do seu pontificado, voltou-se muito para as periferias do mundo. “É um colégio representado por cardeais de todas as periferias do mundo”, disse.

Dos 252 cardeais, 149 foram nomeados por Francisco, sendo 108 deles votantes. Do total dos cardeais, 114 são europeus, 37 asiáticos, 32 sul-americanos, 29 africanos, 28, norte-americanos, oito da América Central e quatro da Oceania. Entre os cardeais europeus, entretanto, apenas 46,5% podem votar. As informações são da Agência Brasil.

sábado, 26 de abril de 2025 às 13:25

Prefeitura de Timon realiza I Fórum da Educação Inclusiva em alusão ao mês de conscientização sobre o autismo

Na manhã deste sábado (26), a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu o I Fórum da Educação Inclusiva, em alusão ao mês de conscientização sobre o autismo, celebrado no dia 2 de maio. O evento, realizado no auditório do Centro de Treinamento Wall Ferraz, teve como tema: “Informação gera empatia, empatia gera respeito”.

O Fórum reuniu o secretário municipal de Educação, Gideão Santes, a vice-prefeita Socorro Waquim, a primeira-dama Gisele Bezerra, professoras, cuidadores, mães e crianças atípicas, em um momento de diálogo, aprendizado e fortalecimento da inclusão escolar.

Na ocasião foi apresentado o Plano Estratégico da Diretoria de Educação Inclusiva e Apoio (DEIA), que visa promover políticas públicas e estratégias que garantam o acesso, a permanência e a aprendizagem de todos os estudantes, com ênfase naqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e demais necessidades específicas.

A advogada Felícia Brito Skeff, especialista em inclusão, conduziu a palestra principal do evento, ressaltando a importância da conscientização contínua. "A conscientização sobre o autismo deve ocorrer não apenas em abril, mas durante todo o ano. Nosso objetivo é levar informação sobre a legislação e os direitos relacionados à inclusão para mães, diretores e professores", destacou.

Joelma Pinto, pedagoga, psicóloga e diretora da DEIA, também reforçou o propósito do Fórum: “A partir do momento que conhecemos mais sobre o assunto, compreendemos melhor as necessidades e os desafios dos alunos neurodivergentes. Isso gera empatia na comunidade escolar”, comentou. 

Para a psicopedagoga e especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE), Joana Cristina, coordenadora do evento, a iniciativa marca um novo momento para a educação de Timon. “A importância dessa palestra é a quebra de paradigmas e a real inclusão da criança atípica nas escolas, além do apoio às mães. Estamos aqui para dar uma nova visão à educação inclusiva do nosso município”, afirmou.

Daiane Santos, mãe de uma criança atípica, elogiou a iniciativa. “É a primeira vez que estou nesse evento, e vim buscar um pouco mais de conhecimento. Acho importante essa busca, para a melhoria da vida da criança e até mesmo para nós, pais, saber mais sobre o autismo e saber lidar com a criança em casa, na rua e na escola”, disse. 

O secretário de Educação, Gideão Santes, ressaltou o compromisso da gestão municipal com a inclusão. “Este momento é fundamental para reforçar que a educação inclusiva é uma prioridade da nossa administração. Queremos que as famílias compreendam que não estão sozinhas. O poder público está presente, oferecendo apoio e assistência às crianças e suas famílias”, concluiu.

A realização do I Fórum da Educação Inclusiva reafirma o compromisso da gestão em construir uma educação mais acessível, acolhedora e inclusiva para todos. (Fotos: Prefeitura de Timon (Leonardo Rocha/SECOM)

Prefeito Rafael Brito fortalece parcerias e garante novos investimentos para Timon durante Encontro de Prefeitos e Prefeitas do Maranhão

Durante a realização do Encontro de Prefeitos e Prefeitas, promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), o prefeito de Timon, Rafael Brito, marcou presença e reforçou seu compromisso com o desenvolvimento do município. O evento, que ocorreu nesta quinta-feira (24) e sexta(25), em São Luís, reuniu gestores de todas as regiões do estado e foi uma importante oportunidade de articulação política e institucional.

Durante o encontro, a gestão timonense celebrou conquistas importantes. Entre elas, a entrega de uma nova ambulância que irá reforçar o sistema de saúde do município, além da assinatura de termos de cooperação com o Governo do Estado. Um dos acordos firmados foi com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), garantindo a pavimentação em bloquete, por meio do programa Mutirão Rua Nova, em que os blocos de concreto são produzidos pelo internos do sistema prisional.

Com o objetivo de buscar mais recursos para Timon, Rafael Brito participou do evento destacando a importância da união entre os municípios e o Governo do Estado para a construção de políticas públicas mais eficientes. “O Governo do Estado é um grande parceiro do município e da gestão. Parabenizo o governador Carlos Brandão, a Famem, em nome do presidente Roberto Costa, e a presença maciça de todos os prefeitos do estado. Evento oportuno e importante para construirmos políticas públicas cada vez mais eficientes e que leve bem-estar aos timonenses”, afirmou o prefeito.

A programação do evento permitiu o aprofundamento das ações integradas entre o Estado e os municípios, com a formalização de novas parcerias que devem resultar em melhorias na infraestrutura, saúde e mobilidade urbana de Timon e dos demais municípios maranhenses.

sexta-feira, 25 de abril de 2025 às 16:39

SEMDES firma parceria com Hemomar para reforçar campanha de doação de sangue

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) iniciou uma parceria com o Hemomar, com o objetivo de mobilizar doadores de sangue em Timon. A convite do coordenador do Hemomar, Dr. Marcelo Victor, o Secretário Jaconias Moraes esteve no local para alinhar a colaboração entre as instituições.

“A ideia é que, todas as quintas-feiras, possamos incentivar a presença de colaboradores da SEMDES, amigos e moradores da cidade para participarem da campanha. Doar sangue é doar vida, é fazer um gesto bonito para com o próximo”, destacou Jaconias.

A parceria prevê ações conjuntas de mobilização e sensibilização da população sobre a importância da doação de sangue, fortalecendo as coletas realizadas semanalmente na unidade.

As doações podem ser realizadas no Hemomar, localizado no Hospital Alarico Pacheco, sempre às quintas-feiras. Toda a população é convidada a se engajar nessa iniciativa e contribuir com um gesto que pode salvar vidas.

Polícia Civil realiza Operação Megatron III contra furto de energia no Leste maranhense

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) realizou, entre os dias 14 e 17 de abril, uma ação policial intitulada como operação “Megatron III”, que visou combater o furto de energia elétrica nos municípios da região leste maranhense.  Durante os dois dias, os  municípios de Timon, Codó e Matões receberam as ações da polícia.

O objetivo da ação policial, foi combater adulterações em equipamentos de medição, desvios de energia elétrica, ligações clandestinas, popularmente conhecidas como “gatos”, além de identificar as irregularidades e os responsáveis pelas intervenções.

Durante a operação, foram identificados diversos medidores de energia danificados em área urbana, comprometidos pelo uso de um aparelho conhecido como “Megatron”, que tem como finalidade manipular o registro correto do consumo de energia elétrica. Os principais alvos da ação foram estabelecimentos comerciais, como padarias, salões de beleza e mercados, além de residências localizadas na região.

Na ocasião, foram realizadas 9 autuações: sete em Timon, uma no município de Codó e uma em Matões, e foram efetuadas seis prisões em flagrante. Durante as buscas, também foram identificadas outras irregularidades, o que provocou a abertura de investigações mais detalhadas. A Polícia Civil  continua trabalhando para esclarecer todos os casos.

Vale destacar que a ação foi coordenada pelo Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD/SEIC) e contou com o apoio da Perícia Oficial do Maranhão e das equipes da Equatorial Maranhão. As informações são da Ascom PCMA.

quinta-feira, 24 de abril de 2025 às 20:02

Timon realiza 5ª Conferência Municipal da Cidade com foco em desenvolvimento urbano e participação popular

Nesta quinta-feira (24), teve início a 5ª Conferência Municipal da Cidade de Timon, um espaço democrático de debate e participação popular, onde a sociedade discute questões relacionadas ao desenvolvimento urbano do município. A conferência faz parte de um processo promovido pelo Ministério das Cidades, com etapas municipais, estaduais e nacionais. O evento tem como tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, sustentáveis e com justiça social”.

A conferência busca garantir a participação social nas decisões urbanas, fortalecer o controle social e permitir que o planejamento urbano seja realizado de forma mais democrática e transparente. Durante os dois dias de evento, são debatidas políticas públicas urbanas, como habitação, mobilidade, saneamento, planejamento urbano, meio ambiente e regularização fundiária.

Além disso, a conferência avalia a implementação das políticas já existentes, propõe diretrizes e prioridades para o município e elege os delegados e delegadas que irão representar Timon na etapa estadual.

A diretora de Planejamento e coordenadora da conferência, Jaqueline Inagda, destacou a relevância do momento para o fortalecimento da política urbana.

"Estamos muito felizes com a participação da população de Timon, que está aqui representada por diversos setores da sociedade civil. A conferência é realizada para construirmos a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Essa política envolve vários eixos temáticos, como habitação, regularização fundiária, sustentabilidade, controle das emergências climáticas e participação democrática no orçamento. O objetivo é garantir que essa política seja construída a partir da base, ou seja, das cidades, e não imposta de cima para baixo. Temos a participação de diversos setores: poder público, entidades empresariais, associações, sindicatos, ONGs — todos juntos para contribuir com suas experiências e propostas”, frisou.

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Timon (SINSEP), Isabela Ferreira, também ressaltou a importância da conferência.

“O SINSEP representa os servidores públicos concursados da nossa cidade. Participamos da conferência com o objetivo de defender a valorização dos servidores e a realização de novos concursos, especialmente diante do crescimento acelerado da cidade”, destacou.

A 5ª Conferência Municipal da Cidade acontece no Centro de Treinamento Wall Ferraz, segue até esta sexta-feira (25) e busca a construção coletiva de políticas públicas, valorizando a escuta ativa da população e a atuação conjunta de diferentes segmentos sociais.

Prefeitura de Timon realiza “Jogos do Trabalhador” com diversas modalidades esportivas no 1º de maio

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), realizará no dia 1º de maio os tradicionais Jogos do Trabalhador, evento que tem como objetivo incentivar a prática esportiva, promover a qualidade de vida e manter viva uma importante tradição no município.

A programação contempla diversas modalidades esportivas, incluindo vôlei, futebol, corrida de rua, ciclismo, entre outras. Haverá premiação em dinheiro para os vencedores de determinadas categorias.

A Corrida do Trabalhador abre o dia com concentração às 5h30 e largada às 6h, no Parque Reserva das Mangueiras (Prolongamento da Av. Piauí). A inscrição será feita mediante a doação de 2kg de alimentos não perecíveis.

As competições de vôlei e vôlei de praia, nas categorias masculino e feminino, terão início às 8h no Estádio Miguel Lima. Já o futsal masculino será realizado no Ginásio Francisco Carlos Jansen, também a partir das 8h.

O torneio de futebol de campo terá início no mesmo horário e será disputado em diversos polos da zona urbana: Campo do Mutirão, Campo do Mano, Campo do Poeirão, Campo do Gilmar, Campo do Cruzeiro, Campo do Totó, Campo do Todinho, Campo dos Abóboras, Campo do Parque Aliança, Campo do Joaquim Pedreira e Campo do Conjunto Boa Vista. A disputa feminina ocorrerá no Campo da Formosa.

A prova de ciclismo terá largada às 7h, também no Parque Reserva das Mangueiras. Assim como na corrida, a inscrição será feita mediante a doação de 2kg de alimentos não perecíveis.

Já as modalidades de jogos de mesa (dama, dominó, baralho e sinuca) terão início às 8h. As inscrições poderão ser feitas no local do evento (praça São José) até às 8h30.

A Prefeitura de Timon frisa o compromisso com o incentivo ao esporte, à saúde e à integração social, celebrando o Dia do Trabalhador de forma ativa e participativa com toda a comunidade.

Inscreva-se aqui para a CORRIDA

Inscreva-se aqui para CICLISMO

Matões: Prefeitura Inicia obra de poço tubular no povoado Baixa do Coco

Mais Água para Baixa do Coco: Gestão Nonatinho Inicia perfuração de novo poço na zona rural

A gestão do prefeito Nonatinho segue avançando com ações concretas que melhoram a vida da população. Nesta quarta-feira (23), foi iniciada a perfuração de mais um poço tubular no município de Matões — desta vez no povoado Baixa do Coco, zona rural da cidade.

A obra está sendo executada com recursos próprios da Prefeitura, atendendo a uma demanda antiga dos moradores da região, que há anos esperavam por uma solução definitiva para o abastecimento de água.

O prefeito Nonatinho esteve presente no local, acompanhando de perto o início dos trabalhos. Para ele, mais do que realizar obras, é fundamental estar junto da população, ouvindo, dialogando e garantindo que cada ação atenda de fato às necessidades da comunidade.

"Nosso compromisso é com trabalho, presença e resultado. Cada ação como essa mostra que estamos no caminho certo: cuidando de gente, com responsabilidade e atenção às reais demandas do nosso povo", afirmou o prefeito.

Com pouco mais de 100 dias de gestão, Nonatinho tem mostrado que veio para fazer diferente. Obras, ações e projetos estão sendo colocados em prática em ritmo acelerado, sempre com foco no bem-estar dos matoenses.

E vem mais por aí: o prefeito adiantou que nos próximos dias novas obras serão anunciadas, incluindo o início da construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Helena — um grande reforço na saúde pública do município. (Com informações do Blog do João Vitor Oliveira)

PF deflagra operação contra fraudes em benefícios sociais no Maranhão

Servidores públicos são investigados por inserir dados falsos no CadÚnico, incluindo registros de pessoas já falecidas, para desviar recursos do Auxílio Brasil e outros programas sociais

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (24/4), a  Operação Mortos Vivos, com o objetivo de apurar fraudes na concessão de benefícios sociais, como o Auxílio Brasil, Bolsa Família, Auxílio Gás, entre outros. Os benefícios são destinados a pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CADÚNICO).

As investigações revelaram que indivíduos residentes no Estado do Pará — muitos dos quais já estavam falecidos à época do registro — foram indevidamente inseridos no CADÚNICO por servidores públicos municipais de São Luís/MA e São José de Ribamar/MA. Essas inserções irregulares possibilitaram o recebimento indevido dos benefícios, gerando prejuízos aos cofres públicos.

Como parte das medidas judiciais autorizadas, estão sendo cumpridos 5 mandados de busca e apreensão, 1mandado de prisão preventiva e 3 medidas cautelares de afastamento das funções públicas.

A Polícia Federal segue com as investigações para identificar todos os envolvidos e mensurar o total do dano causado ao erário. Os investigados poderão responder por crimes como estelionato majorado, inserção de dados falsos em sistema de informações, associação criminosa, entre outros.

Mais informações serão fornecidas em momento oportuno, respeitando o andamento das investigações. As informações são da PF.

quarta-feira, 23 de abril de 2025 às 13:41

Câmara de Timon avança com Projetos de Infraestrutura, Saúde e Educação

Vereadores de Timon deliberam importantes ações em benefício é melhoria da cidade

A Câmara Municipal de Timon realizou, nesta quarta-feira (23), mais uma sessão ordinária marcada por importantes deliberações em benefício da população timonense. Entre os destaques, foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 022/2025, de autoria do vereador Ivan do Saborear, que institui a Semana de Conscientização sobre a Doença Falciforme no município de Timon. 

Durante a sessão, diversas indicações também foram aprovadas, contemplando melhorias em infraestrutura urbana, saúde, educação, iluminação pública e esporte. Foram solicitados o recapeamento asfáltico da Rua 102, no bairro Parque União (entre as ruas 11 e 10), e a pavimentação da Rua 14, no Parque Aliança, por trás do Posto Formosa. Também foram aprovadas indicações para serviços de capina e limpeza em toda a extensão da Rua 90, Beco 11, no bairro Flores, além de operação tapa-buracos nas ruas B (José Odecio Teófilo Silva) e E (Manoel Gomes da Silva), ambas no bairro Parque Alvorada.

Ainda na área de infraestrutura, foi indicada a construção de um Centro Esportivo Comunitário no Campo Parque Aliança, localizado no perímetro das avenidas e ruas que compõem o bairro Cidade Nova, além da manutenção e troca das grades de bueiros na Avenida Teresina, em pontos estratégicos do bairro Parque Piauí. Na área da educação, foi solicitada a reforma da EMEF José Ribamar da Silva, localizada na Vila do Bec. Também foram sugeridas ações para melhoria da iluminação pública em várias regiões da cidade, incluindo a Rua 1003 no Planalto Formosa, a Rua 14 no Parque Aliança, e a regularização da iluminação na Rua “A”, no bairro Joia.

Entre as medidas de zeladoria urbana, foram aprovadas indicações para limpeza do Cemitério São Miguel, localizado na Rua 20, no Parque Piauí II, bem como de todos os cemitérios municipais. Também foi solicitada a limpeza da Avenida Raimundo Correia Silva, nº 452, no bairro Parque Alvorada. Para a área esportiva, foi indicada a realização de um campeonato de futebol em alusão ao Dia do Trabalhador, a ser realizado no dia 1º de maio de 2025, nos campos dos bairros Marimar, Conjunto Boa Vista e Pedro Ceará. Pensando na organização dos serviços públicos, foi solicitada a disponibilização de um número de contato para o Departamento de Limpeza, a fim de que a população possa solicitar de forma mais eficiente a coleta de galhos e entulhos.

A sessão também contou com pedidos de providência que incluem tapa-buraco no trecho da ponte do Machadinho até o povoado Bom Jardim, na MA-040, além de terraplanagem entre os povoados Poço Fundo e Varjota. Foi solicitada ainda a poda das árvores localizadas na área da linha férrea, na Avenida São Luís, bairro São Francisco, bem como a recuperação da Rua 1002, no bairro Planalto Formosa, e a realização do mutirão de limpeza “Ação Bairro Limpo” em toda essa mesma localidade.

As proposições aprovadas demonstram o compromisso dos vereadores com as demandas da população e reforçam o papel do Legislativo Municipal na busca por melhorias concretas para os bairros e comunidades de Timon.

Timon: CRAS promove saúde dos idosos com ginástica e palestra

Na manhã desta quarta-feira, dia 23 de abril, os idosos atendidos pelo CRAS do Parque União participaram de uma atividade que uniu a prática de exercícios físicos e a conscientização sobre o combate à dengue.

O dia começou com o treino funcional com bastão, orientado pelo educador físico Pablo Assunção. Utilizando barras ou mesmo um cabo de vassoura, os idosos foram estimulados a realizar movimentos importantes para a manutenção da saúde e bem-estar corporal.

Após a prática, um agente de endemias ministrou palestra explicando como cada pessoa pode contribuir para eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue. Assim, os cerca de 30 idosos que estiveram do momento se tornaram multiplicadores das informações, e poderão aplicar em casa medidas simples, mas eficazes, de prevenção à doença.

A supervisora do CRAS, Rosemary Vieira, convida a comunidade local a participar das aulas de ginástica que acontecem às segundas, quartas e sextas, de 7h40 às 8h40. “Essa é uma forma de socializar os idosos e elevar a qualidade de vida”.

O CRAS do Parque União fica na rua 100, em frente ao posto do INSS.

PF e CGU investigam descontos irregulares em benefícios do INSS

Entidades investigadas descontaram de aposentados e pensionistas o valor estimado de R$ 6,3 bi, entre 2019 e 2024

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram hoje (23/4) a Operação Sem Desconto, com o objetivo de combater um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.

Cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU cumprem hoje 211 mandados judiciais de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão e seis mandados de prisão temporária no Distrito Federal e nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. Seis servidores públicos foram afastados de suas funções.

As investigações identificaram a existência de irregularidades relacionadas aos descontos de mensalidades associativas aplicados sobre os benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Até o momento, as entidades cobraram de aposentados e pensionistas o valor estimado de R$ 6,3 bilhões, no período entre 2019 e 2024.

Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documento, organização criminosa e lavagem de capitais. As informações são da PF.

terça-feira, 22 de abril de 2025 às 17:42

Prefeito Rafael Brito celebra aniversário nesta terça-feira (22)

Nesta terça-feira (22), o prefeito de Timon, Rafael Brito, celebra mais um ano de vida. O gestor vem se destacando pelo compromisso com o desenvolvimento da cidade, priorizando as áreas da educação, saúde, infraestrutura e fez história com a volta do transporte público no município. 

Amado pelo povo, Rafael Brito é reconhecido pelo diálogo e pela aproximação com a população. O chefe do executivo municipal tem buscado melhorias que impactam positivamente na qualidade de vida dos timonenses. 

Mesmo no dia do seu aniversário, Rafael segue cumprindo agenda e acompanhando de perto os projetos que fazem a cidade avançar. Neste dia especial, amigos, familiares, servidores públicos e cidadãos expressam votos de felicitações, gratidão e reconhecimento pelo trabalho desempenhado à frente da Prefeitura.

Parabéns, prefeito Rafael Brito!

Morte do papa Francisco: “Tudo aconteceu muito rápido”, diz Vaticano

"Foi quase repentina, sem longo sofrimento", destaca o comunicado

O papa Francisco começou a apresentar sinais de doença súbita por volta de 5h30 (horário local) da última segunda-feira (21). Cerca de uma hora depois, logo após acenar com a mão para seu enfermeiro pessoal, em gesto de despedida, o pontífice entrou em coma. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (22) pelo Vaticano.

“De acordo com os que estavam com ele em seus momentos finais, Francisco não sofreu. Tudo aconteceu muito rápido”, destacou o Vaticano, em comunicado. “Foi uma morte discreta, quase repentina, sem longo sofrimento ou alarme público, para um papa que sempre foi muito reservado em relação à sua saúde.”

Francisco morreu às 7h35 (horário local), no dia seguinte à Páscoa, quando fez uma breve aparição na sacada da Basílica de São Pedro e ofereceu a bênção Urbi et Orbi (Para a cidade e para o mundo, na tradução literal). De acordo com o Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano, o funeral será realizado no próximo sábado (26). As investigações são da Agência Brasil.

segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 09:01

Coronel Schnneyder prestigia o tradicional Torneio de Páscoa no povoado Mata Pasto em Timon

No último sábado (19), o povoado Mata Pasto, na zona rural de Timon, foi só alegria com a realização do tradicional Torneio de Páscoa — e quem marcou presença por lá foi o sub-secretário de Segurança Pública do Maranhão, Coronel Schnneyder, acompanhado do vereador Coca do Mata Pasto, principal incetivador e organizador do evento.

Com mais de 30 anos de história, o torneio já faz parte do calendário afetivo da comunidade e reúne moradores, atletas e apoiadores num clima de união, festa e, claro, muita bola rolando.

“Foi uma honra participar do Torneio de Páscoa do povoado Mata Pasto. Esse evento já virou tradição e faz parte da cultura e da história dessa comunidade tão querida”, disse Schnneyder.

Ele também fez questão de agradecer a todos os envolvidos na organização: “Quero agradecer ao prefeito Rafael Brito e a todos que incentivam eventos como esse. O esporte tem esse poder de juntar as pessoas, espalhar alegria e fortalecer os laços entre os timonenses.”

Mais do que competição, o Torneio de Páscoa é um momento de encontro, memória e pertencimento. E a presença de lideranças que valorizam isso faz toda a diferença.

domingo, 20 de abril de 2025 às 19:58

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos de dengue em 2025

Apesar de queda em relação a 2024, números indicam que 2025 ainda pode se tornar o segundo ano com mais casos da doença

O Brasil ultrapassou neste domingo a marca de 1 milhão de casos prováveis de dengue registrados em 2025. Os dados do Ministério da Saúde apontam que até a 15 semana epidemiológica, encerrada no dia 12, foram computados 1.019.033 casos da doença no país e se confirmaram 681 óbitos.

Apesar do número registado até agora ser cerca de 70% menor do que havia sido computado no recorde histórico de 2024, o número de casos da doença ainda é elevado. As estatísticas apontam que 2025 ainda pode se tornar o segundo com mais casos da série histórica do monitoramento da doença. O posto atualmente é ocupado pelos registros de 2023, que somaram ao longo do ano 1,6 milhão de casos. Em 2024 foram 6,6 milhões.

Para tentar conter o avanço, o governo anunciou a amplicação da atuação anti-dengue para 312 municípios na última quinta-feira (17/4), focando nas regiões mais atingidas: neste ano, 73% dos casos de dengue no Brasil estão concentrados em São Paulo, Minas Gerais e Paraná, com 86% dos óbitos. As informações são do Metrópoles.